Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Linum littorale A.St.-Hil. LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 03-09-2012

Criterio:

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

L. littorale é uma herbácea com ocorrência em formações campestres da Mata Atlântica e Cerrado. Os registros botânicos mostram sua distribuição desde a região Sul até o Sul da Bahia. Assim, a espécie possui EOO superior que 20.000 km², sendo categorizada sem risco de extinção.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Linum littorale A. St.-Hil.;

Família: Linaceae

Sinônimos:

  • > Linum littorale var. littorale ;
  • > Linum litorale ;
  • > Linum junceum ;
  • > Linum littorale var. oblongifolium ;
  • > Linum littorale var. glandulosa ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espécie apresenta duas variedades, Linum littorale var. littorale e Linum littorale var. oblongifolium. A primeira apresenta folha linear a ligeiramente lanceolada, enquanto que a segunda apresenta folha largamente lanceolada a ovada(Milder; Rogers, 1978).

Distribuição

A espécie ocorre nos Estados Bahia e Goiás (Secco, 2012). No entanto, foram encontrados registros da espécie nos Estados Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo (CNCFlora, 2012).

Ecologia

A espécie é uma herbácea, terrícola. Ocorre em grande variedade de ambientes abertos, tais como os encontrados ao longo da parte oriental do continente (maioria próximo a Salvador - BA). A espécie é extremamente variável em relação ao habitat (Milder; Rogers, 1978).

Ameaças

1.4.2 Human settlement
Detalhes O maior problema para as restingas do litoral baiano é ocasionado pela especulação imobiliária, decorrente principalmente da sua localização próxima ao litoral, onde a ocupação humana é maior. No município de Salvador esta situação é mais grave, pois o município está situado em uma baia (a Baía de Todos os Santos, a maior do Brasil), que possui ao leste, oeste e sul o mar, impossibilitando o crescimento urbano nesses sentidos. Acresce-se a isso a decadência da ocupação imobiliária na Ilha de Itaparica, fazendo com que o fluxo de expansão imobiliária se dê principalmente em direção ao litoral norte, beneficiado recentemente com investimentos no sistema viário local (Queiroz, 2007).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes De acordo com Elias et al. (2009), Poço das Caldas (MG) é uma área ocupada por remanescentes florestais, que de acordo com os dados obtidos pelo NDVI, (Índice de Vegetação da Diferença Normalizada) corresponde a 13,63% da área total da APA "Santuario Ecologico da Pedra Branca", a área de campos de altitude corresponde a 7,78% e a área antropizada a 78,59%. A área antropizada é constituída principalmente pela supressão da vegetação para atividades agropecuárias e mineração, sendo que alguns empreendimentos destas atividades apresentam irregularidades, tais como: intervenção em APP, exploração ilegal dos recursos minerais, entre outras.

1.1.4 Livestock
Detalhes A criação de gado é uma ameaça a biodiversidade no sul do Brasil. O pastejo excessivo resulta em diminuição na cobertura do solo e em riscos de erosão, além de substituição de espécies forrageiras produtivas por espécies que são menos produtivas e de menor qualidade, ou até mesmo na perda completa das boas espécies forrageiras. Em 1996, 7 milhões ha na região Sul do Brasil eram utilizados com pastagens cultivadas, principalmente com espécies não-nativas (Overbeck et al. 2009).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Presumivelmente extinta" (PE), segundo a Listavermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).

Referências

- Base de Dados do Centro Nacional da Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2012.

- ELIAS, R.C.L. Composição, Estrutura e Similaridade Florística do Estrato Arbóreo de Três Fragmentos de Floresta Atlântica na Serra da Pedra Branca, Caldas, Minas Gerais. Dissertação de mestrado. Juiz de Fora, MG: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2010.

- MILDNER, R. A.; ROGERS, C. M. Revision of the native South American species of Linum (Linaceae). Phytology, v. 39, p. 343-390, 1978.

- QUEIROZ, E. P. Levantamento ?orístico e georreferenciamento das espécies com potencial econômico e ecológico em restinga de Mata de São João, Bahia, Brasil. Biotemas, v. 20, n. 4, p. 41-47, 2007.

- OVERBECK, G. E.; MÜLLER, S. C.; FIDELIS, PFADENHAUER, J.; PILLAR, V. P.; BLANCO, C. C.; BOLDRINI, LPILLAR, V. P.; MÜLLER, S. C.; CASTILHO, Z. M. S.; JACQUES, A. V. A. Os Campos Sulinos: um bioma negligenciado. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2009. 26-41 p.

- SECCO, R. Linaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/index?mode=sv&group=Root_.Pteridofitas_&family=&genus=&species=&author=&common=&occurs=1&region=&state=&phyto=&endemic=&origin=&vegetation=&last_level=subspecies&listopt=1>.

- SOBRAL, MSTEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A.; SOBRAL, M. COSTA, D. P. KAMINO, L. H. Y. Linaceae. Rio de Janeiro, RJ: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2009. 516 p.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

Como citar

CNCFlora. Linum littorale in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Linum littorale>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 03/09/2012 - 14:41:57